Emote cocô


A empresa responsável por levar os emojis ao mercado ocidental foi a Google. Isso porque quando o Gmail estava em período de crescimento, percebia-se uma certa resistência do mercado japonês em relação a ele. O motivo seria o fato de que as mensagens somente com textos parecem muito frias para eles e isso fez com que os engenheiros de software da empresa fossem atrás de soluções.

Foi assim que surgiu a ideia de levar os emojis para os serviços da Google. Pouco tempo depois eles foram para o Japão para decidir quais dos emojis seriam os primeiros a fazerem parte do Gmail, pois seriam necessários realizar alguns cortes. Nos Estados Unidos, muitos afirmavam que o emoji do cocô seria ofensivo e por isso ele passou muito perto de ser eliminado. Mas os engenheiros foram persistentes.

Segundo os próprios engenheiros, o motivo para isso era bem claro: “Você não pode simplesmente eliminar uma letra do alfabeto”, por isso “ou iam todos ou não ia nenhum”. E para o mercado japonês, a imagem do cocô fazia parte de qualquer sistema de emojis conhecido. Para provar isso e convencer os executivos da Google, eles mostraram que a utilização do símbolo era uma das mais frequentes. Em resumo, os emojis quase não vieram para o ocidente naquela época.

O design do cocô do Gmail

As três principais empresas de telecomunicações do Japão tinham seus próprios designs para o emoji, mas a Google ainda precisava criar o seu próprio para levá-lo ao Gmail. Aquela seria a primeira vez que muitos dos americanos teriam contato com o emoji do cocô. Por isso o serviço ficou sob os cuidados de uma equipe bem especial: o time de criação dos Doodles da companhia.
O cocô do Google

Ryan Germick e Susie Sahim foram os designers escalados para o serviço. Eles criaram um sistema restrito para fazer com que existisse uma uniformidade entre todos os doodles que seriam utilizados, apresentando também bastante originalidade no material criado. Germick foi o criador do cocôzinho e afirma que quando terminou, não conseguia parar de rir. Ele diz também que considera as moscas ao redor do cocô um “toque pessoal”.

Quando o mundo ficou sabendo!

Foi em outubro de 2008 que os emojis fizeram a primeira aparição no Gmail. Cerca de um mês depois a Apple também decidiu utilizar o sistema, mas por um período era possível utilizar as imagens somente por meio de apps especiais. Somente em 2010 ocorreu a aprovação oficial dos emojis no consórcio Unicode — e isso significa que foi nesse momento que os emojis passaram a ser reconhecidos como linguagem.
O cocô de cada sistema.

Não demorou muito para que todos os principais sistemas operacionais, redes sociais e aplicativos passassem a reconhecer os emojis integralmente. Neste ano, 250 novos emojis foram adicionados aos padrões do Unicode e já foi informado que há muito mais por vir em 2015 — incluindo diferentes tons de pele para os personagens exibidos. E mesmo no meio de tantas opções, o cocô continua sendo um dos grandes destaques.

Vale dizer que o emoji do cocô que nós mais vemos não é o original do Gmail — rodeado por moscas voadoras. O que utilizamos no WhatsApp, por exemplo, é totalmente baseado no design japonês. E você vai entender qual é a origem da imagem logo em seguida!

A origem do cocô sorridente

Apesar de o primeiro contato dos ocidentais com o emoji do cocô ter sido com o montinho com moscas, o mais popular atualmente é o já mencionado “cocô sorridente”. Mas você consegue imaginar os motivos que levaram as companhias japonesas a criarem o personagem com o seu sorriso característico? A resposta está na inspiração dos designers de lá.
Arale do desenho animado Dr. Slump.

Na década de 1980, um desenho animado chamado Dr. Slump — do mesmo criador de Dragon Ball — fez muito sucesso no Japão. Na trama, o cocô não era algo a causar nojo nas pessoas, mas sim algo divertido e que podia ser usado em pegadinhas — por diversas vezes, a protagonista Arale era vista cutucando cocôs para se divertir ou apontando os montinhos na direção de outros.

Ou seja, o cocô não era algo nojento e nem algo para ser levado a sério. Apesar de a cultura ocidental utilizar o significado dele para fins pejorativos, no Japão isso não acontece nesse momento. A palavra “Unchi” (o nome do emoji em japonês) é utilizada apenas para “cocô legal, que surge de alimentações saudáveis e balanceadas, sendo limpo e sem cheiros fortes” — para saber sobre outros tipos de cocô do vocabulário japonês, clique aqui e se divirta.

Toda esta introdução é para noticiar o lançamento de um novo emote no MiniMundos.

Os emotes são comprados na MiniModa ou no catálogo, por MiniMoedas é claro, e podem ser "vestidos", ficando a imagem sobre a cabeça do seu avatar.

Geralmente são usados para mostrar para todos o estado de espírito ou as preferências do jogador.

Mas, ter a imagem de um coco, sorridente e que pisca, sobre a sua cabeça eu realmente acho muito estranho! Apesar de que, depois de ler sobre a história deste emote, eu posso mudar de ideia...

Bem, como dizem, há gosto para tudo!

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